quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Divagando um pouco sobre o ato de ler...

Quando sentamos para  elaborar nosso primeiro texto a ser postato ficamos em dúvida e bastante preocupados sobre  o layout, a estrutura e formato dos nossos textos. Queremos algo produtivo, substancioso, porém gostoso, que proporcionasse uma leitura prazerosa, significativa, para tal partimos de algumas das  ideias de  Tatiana del Rio postadas em seu blog (www.abraceumalunoescritor.org/tatiana1.htm ) sobre o que é ler, onde ela diz que: “Ler é uma atividade extremamente rica e complexa, podendo ser um processo de descoberta, uma tarefa desafiadora, ou mesmo lúdica. Porém, será sempre uma atividade de assimilação de conhecimentos, de interiorização, de reflexão. Mais que decodificação, a leitura é uma atividade de interação, onde leitor e texto interagem entre si.
A leitura sempre irá depender do que a pessoa já sabe das experiências adquiridas ao longo da sua vida. Um indivíduo aprende a ler quando relaciona o que lê com seu conhecimento de mundo, ou seja, com as experiências que traz em sua “bagagem”. Assim, cada pessoa terá uma leitura particular de um mesmo texto, dependendo do seu conhecimento prévio.
Cabe ao professor guiar o aluno e encorajá-lo a usar todo o seu conhecimento prévio para que possa participar ativamente do processo de leitura, utilizando seus procedimentos de interpretação de modo a interagir com o texto, em busca do seu significado.”  
Quando colocamos que partimos dessas ideias, o fazemos pois compartilhamos desta opinião, na verdade, mais que uma opinião, são  ideais que regem nosso trabalho, nosso fazer pedagógico. Nossa intenção com este blog não é dar instruções, mas dividir, somar e multiplicar com aqueles que congregam das mesmas ideias e, também, com aqueles que delas discordarem, pois, estamos ávidos por novos conhecimentos e tudo o que possa ser agregado para aprimorar nossa prática.

Um comentário:

  1. Meninas, estou maravilhada com o blog!
    Não se preocupem pois o tema escolhido para a primeira postagem está muito bom. É interessantíssimo e a leitura flui sem problemas!
    Ao ler o texto lembrei de algumas passagens dos estudos de Piaget e Freire, ou seja, minha interpretação do texto está muito ligada às minhas leituras e experiências anteriores.
    Tenho certeza que o blog será muito atrativo! Vou voltar para ver!
    Um forte abraço, Camila

    ResponderExcluir